sexta-feira, janeiro 09, 2009

Ricardo sá Fernandes e o país de ignorantes

qual o limite que um arguido e respectivo mandatário, devem observar nas suas alegações de defesa? Deverá este ser pautado pelo direito, pela estratégia de defesa e pelo bom senso?

Esta resposta é subjectiva, dependendo em consequência de cada qual. No entanto, sempre direi que nunca, nas lides que levei a cabo e independentemente da estratégia seguida, insultei quer arguidos, juízes, procuradores, Testemunhas, assistentes etc. pois desde menina me ensinaram que o insulto é feio e num processo judicial, já de si tão desagradável, mais ainda.

No caso a que me refiro vou mais longe que as palavras dos meus queridos pais: o insulto generalizado levado a cabo pelo Colega Advogado Ricardo Sá Fernandes que refere que Portugal é "... um país de ignorantes..." não deveria passar impune.

Será que o Dr. Ricardo pretende castigar os Portugueses que por acaso têm opinião diferente da sua sobre o processo Casa Pia, por acreditarem na culpa do seu cliente e na palavra dos "fantasiosos" jovens violados?

A ignorância que o Dr. Sá Fernandes atribui aos portugueses nada tem a ver com a escolaridade, profissão, desenvolvimento pessoal, livros ou exposições que cada um tem oportunidade/vontade de frequentar, ler, ouvir etc. A Ignorância referida pelo visado tem a ver, creio eu, apenas com o bom senso colectivo e judicial que se pretende desacreditar.

Se o país é de ignorantes, alheios ao processo casa pia, não poderemos esquecer os juízes, procuradores, polícia judiciária, funcionários judiciais e advogados que nele intervieram durante vários anos. Neste ponto só me resta perguntar, tanta gente, com tanta experiência profissional, escamoteou as mentiras das múltiplas ofensas e vítimas?

Não me parece.



Sem comentários: